CURSO DE FIBRA ÓPTICA COM PRÁTICA EM MÁQUINA DE FUSÃO

CURSO DE FIBRA ÓPTICA COM PRÁTICA EM MÁQUINA DE FUSÃO

Artigos

Materiais para trabalhar com Fibra Óptica

Striper


Striper


É utilizado para decapar o tubo loose (capa externa)


Clivador

Clivador


O clivador de precisão serve para efetuar a clivagem da fibra.  É um instrumento de alta precisão que realiza o corte da fibra segundo um ângulo determinado.

Alicate de Crimpagem - Multitoc

Alicate de crimpar


Ele "esmaga" os contatos do conector, fazendo com que as facas-contato perfurem a cobertura plástica e façam contato com os fios do cabo de rede.



Estilete
Tesoura

Estilete e Tesoura


Tanto a tesoura quanto o estilete são instrumentos que podem ser utilizados para retirar a capa externa na fibra e cortar sobras com precisão.  No caso da tesoura, o seu mecanismo de fechamento faz com que a fibra escorregue para parte posterior da tesoura atingindo a área lisa que é onde ocorre o corte da fibra de vidro. São dois processos em uma única ação.

Disco, Base e Lixa de polimento

Disco, base e lixa de polimento


É necessário polir o cabo de fibra óptica porque sem esses cuidados, a ponta fica irregular e obstrui a passagem do sinal luminoso, inutilizando o cabo.

Seringa Epoxi

Seringa


Utilizada para auxiliar no processo de rescisão por epoxi.


Cola Epoxi


Bicomponente, de baixa viscosidade e recomendado para a colagem de fibras ópticas, materiais ópticos, metais, cerâmicas, vidros e plásticos, apresenta baixo estresse, alta resistência a impactos e choques térmicos e tem a propriedade de mudar de cor para indicar o estado de cura.