CURSO DE FIBRA ÓPTICA COM PRÁTICA EM MÁQUINA DE FUSÃO

CURSO DE FIBRA ÓPTICA COM PRÁTICA EM MÁQUINA DE FUSÃO

Perguntas e Respostas

Quais os tipos de redes ?

Do ponto de vista geográfico podemos classificar as redes em :

LAN (Local Area Network) ou rede local é uma rede de comunicação de dados localizada em uma área geograficamente próxima. O número de computadores é limitado e geralmente eles são interligados por cabos.
WAN (Wide Area Network) ou rede remota é uma rede de comunicação de dados a distância. As WANs geralomente utilizam recursos fornecidos pela empresa telefônica local, satélite, microondas ou uma rede uma rede pública de dados que é administrada na maioria das vezes por uma empresa estatal (ex. Telesp, Embratel). As WANs podem conter um número muito grande de computadores interligados, como por exemplo a Internet.
PDN (Public Data Networks) ou rede pública de dados é uma rede que pode ser acessada pelo público ou empresas em geral, para obter uma variedade de informações disponíveis, como por exemplo, dados estatísticos do IBGE, correio eletrônico (STM-400),etc. As principais no Brasil são a TRANSDATA, RENPAC e a INTERDATA.
MAN (Metropolitan Area Network) ou rede metropolitana que por definição dos especialistas será a rede do futuro, suportando simultaneamente a comunicação de dados, de voz e de imagem através de um único meio físico que deverá ser a fibra ótica.
Do ponto de vista de acesso e compartilhamento das informações, as redes podem ser de dois tipos básicos :

Ponto a ponto
Cliente / Servidor
A diferença é que a primeira não exige um computador dedicado para administrar a rede. Já na rede Cliente / Servidor, como é o caso do Netware, existe sempre uma máquina que depende da outra para executar o seu trabalho. O equipamento que gera essas condições é totalmente dedicado a essa tarefa.